Excellence for Building Portugal

Apresentação     Programa     Ficha de Inscrição     Condições de Participação

 

excMoçambique: Visita de Prospeção

 

Maputo e Beira, 21 a 28 junho 2015

 

Poderá obter dados sobre Moçambique aqui (fonte: AICEP)

 

Esta ação destina-se a todas as empresas/atividades ligadas à fileira da construção, incluindo mobiliário, excepto construção.

 

 

mundo moçambiqueNo objetivo de apoiar as empresas portuguesas no seu processo de internacionalização – aumento das vendas no exterior e conquista de novos mercados –, a Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC) está a promover uma Missão Empresarial a Moçambique, que decorrerá nas cidades de Maputo e Beira, entre os dias 21 e 28 de junho de 2015, missão cujo cofinanciamento já solicitou ao QREN no âmbito do seu projeto “Exportar+”.

 

Moçambique foi até há muito poucos anos considerado um dos países mais pobres do mundo. Nos últimos dez anos, porém, foram descobertos importantes recursos minerais, com destaque para o gás natural e o carvão, que permitiram ao país entrar num ciclo de crescimento acentuado. No entanto, o crescimento que se tem verificado não tem beneficiado toda a população, criando mesmo grandes assimetrias sociais. Neste sentido, o país terá que investir fortemente nos próximos anos nas áreas da educação, infraestruturas, habitação, indústria transformadora e agricultura.

 

No que diz respeito à construção, este será com certeza um dos setores que terá maiores oportunidades de crescimento nos próximos anos, atendendo ao forte investimento que está a ser feito ao nível da criação de infraestruturas relevantes, nomeadamente nos «Corredores de Desenvolvimento» de Maputo, Beira e Nacala, criados para atrair investimento estrangeiro e que irão alavancar o crescimento ainda mais acelerado da economia nos próximos anos.

 

dados pib

 

Para além destes grandes projetos, Moçambique está a investir na criação de outro tipo de infraestruturas básicas, caso da construção de escolas e de hospitais, que estando ainda em fase inicial precisa de mais investimento e planeamento.

 

Também ao nível da habitação, o país apresenta grandes carências. Grande parte da população vive em zonas rurais, ou nos subúrbios das grandes cidades, em condições extremamente precárias de habitação, higiene e saúde pública. Neste sentido foi lançado em 2010 o Plano Nacional de Habitação pelo Governo, gerido pelo Fundo de Fomento para Habitação, que numa primeira fase previa a construção de 100.000 fogos. Este número apenas resolve uma ínfima parte das necessidades de habitação da população. Só em Maputo e subúrbios vive mais de um milhão de pessoas em habitações sem o mínimo de condições de habitabilidade, pelo que nas próximas décadas o investimento no setor da habitação terá que ser reforçado.

 

Outra área a ser explorada pelo setor da construção é o turismo. O país apresenta um grande potencial nesta área e, em especial no norte do país, começam a surgir projetos de construção de hotéis e resorts. As províncias de Cabo Delgado e Nampula são as que irão beneficiar de maiores investimentos.

 

 

 

Mais informações: Paula Gomes - paula.gomes@apcmc.pt

 

logos

 

 

 

 

 

algeria 

 

não esquecer

Principais Obrigações Fiscais - Abril

IRS – Tabelas de retenção na fonte / 2015

Orçamento do Estado para 2015

Produtos e Materiais de Construção Sujeitos a «Marcação CE»

IMT - Tabelas Práticas 2015

Salário Mínimo, IAS e UC para 2015

Ajudas de Custo 2015

Subsidio de Refeição e de Viagem 2015

Mapa de Férias 2015

Regime de Bens em Circulação

Juros de Mora Comerciais - 1º semestre. 2015

Horário de trabalho e livrete - pessoal afeto à exploração de veículos. Entendimento da ACT

Renovação da Carta de Condução

Contrato Coletivo de Trabalho do Setor

Cadastro Comercial

CAE - Rev. 3 Classificação Portuguesa de Actividades Económicas

Livro de Reclamações

Livretes Individuais de Controlo

Indicação de Preços

Uso da Língua Portuguesa

 

youtube

GREY/GREEN

Filme Promocional da Fileira dos Materiais de Construção, das Empresas e da Arquitetura e Engenharia Portuguesas.

 

SUBSCREVER NEWSLETTER apcmc news

clique aqui

 

 

 

 

sage

 

manutenção de sites