Apresentação Pública

Plano Estratégico para a Fileira da Construção 2014-2020

 

capa 

Versão em PDF do Plano Estratégico

 

 

Porto | 14 de outubro | 14.00h

Fundação António Cupertino de Miranda, Avenida da Boavista, 4245, Porto

 

A APCMC realizou no passado dia 14 de Outubro, na Fundação António Cupertino de Miranda, uma apresentação pública do “Plano Estratégico Para A Fileira da Construção”.

 

O Presidente da Direção da APCMC, Afonso Caldeira, deu as boas vindas aos presentes e sublinhou que, o objetivo deste Plano Estratégico para a Fileira da Construção foi recolher informação tão completa quanto possível para perceber os principais constrangimentos, identificar pontos de convergência e fundamentar objetivos e estratégias, em prol do aumento da rendibilidade das vendas e da melhoria do posicionamento estratégico. Após o breve discurso passou a palavra a José António Cortez, diretor executivo da Confederação do Comercio e Serviços de Portugal, que abordou o tema “Desafios para a Economia Portuguesa”.

 

José António Cortez destacou os problemas estruturais da economia portuguesa, que passam pela dimensão dos níveis de organização e de autonomia financeira de grande parte do nosso tecido empresarial muito baixos. Salientou também que há uma enorme dependência do setor empresarial do crédito bancário com elevado endividamento e rácios de capitais próprios e insuficientes. Há uma concentração do setor dos chamados “bens transacionáveis” em atividades e produtos sujeitos a uma forte concorrência externa e muito baseado em mão-de-obra intensiva e em fatores de competitividade-custo.

 

Já no final do seu discurso, frisou que Portugal tem de ser uma plataforma de economia global, centrada nos seus recursos humanos e no seu território, que deve apostar na internacionalização e investir no aumento do valor acrescentado daquilo que se produz e de que se vende. Para José Cortez há que impulsionar uma “nova vaga exportadora”, menos dependente de consumos intermédios importados, orientando mais por critérios de valor do que de volume (com o objetivo de subir na cadeia de valor).

 

Seguidamente Eduardo Pereira, da Pamésa Consultores, passou à apresentação dos resultados obtidos do “Plano Estratégico para a Fileira da Construção”. Eduardo Pereira explicou que este estudo, partiu do reconhecimento da profunda alteração do contexto económico marcado pela recessão interna e que teve reflexos na gestão da maioria das Pequenas e Médias Empresas (PME), principalmente da fileira da construção, em que a quebra acentuada nas vendas levou à diminuição da atividade, implicando restrições no acesso ao crédito e decisões de investimento dificultadas pela incerteza que domina o mercado, levando à diminuição da rendibilidade e aumento das insolvências, dificuldades de internacionalização, aumento das exigências fiscais e laborais.

 

Procedeu-se também a uma análise da situação da Fileira da Construção, com base em informação obtida por recurso a auscultação a empresas, técnicos, universitários, estatísticas oficiais e publicações do setor.

 

Por fim, Pedro Mêda, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Alexandra Luís, da Universidade Lusíada, fizeram uma breve apresentação da Plataforma Eletrónica “MaterialOn” e explicaram que esta plataforma tem como objetivo dotar o setor de um instrumento ágil e uniforme de pesquisa, de divulgação e repositório de informação dos materiais de construção, estando disponível a todos os agentes (projetistas, construtores, fiscalizações, comerciantes, fabricantes, entre outros), sejam eles nacionais ou internacionais. Por isso, importa destacar a sua disponibilização em língua portuguesa e inglesa. Mencionaram alguns exemplos de empresas já representadas na Plataforma Digital.

 

A sessão terminou com a distribuição do livro “Plano Estratégico Para a Fileira Da Construção”.

 

Apresentações

Abertura [Apresentação]

Eng. Afonso Caldeira, Presidente da Direção da APCMC

Desafios para a economia portuguesa [Apresentação]

Dr. José António Cortez, diretor executivo da Confederação Comércio e Serviços de Portugal

Apresentação do Plano Estratégico para a Fileira da Construção [Apresentação]

Dr. Eduardo Pereira, Pamésa - Consultores, Lda

 

4    2

 

1    3

 

 

 

 

 

 

algeria 

 

não esquecer

Principais Obrigações Fiscais - Abril

IRS – Tabelas de retenção na fonte / 2015

Orçamento do Estado para 2015

Produtos e Materiais de Construção Sujeitos a «Marcação CE»

IMT - Tabelas Práticas 2015

Salário Mínimo, IAS e UC para 2015

Ajudas de Custo 2015

Subsidio de Refeição e de Viagem 2015

Mapa de Férias 2015

Regime de Bens em Circulação

Juros de Mora Comerciais - 1º semestre. 2015

Horário de trabalho e livrete - pessoal afeto à exploração de veículos. Entendimento da ACT

Renovação da Carta de Condução

Contrato Coletivo de Trabalho do Setor

Cadastro Comercial

CAE - Rev. 3 Classificação Portuguesa de Actividades Económicas

Livro de Reclamações

Livretes Individuais de Controlo

Indicação de Preços

Uso da Língua Portuguesa

 

youtube

GREY/GREEN

Filme Promocional da Fileira dos Materiais de Construção, das Empresas e da Arquitetura e Engenharia Portuguesas.

 

SUBSCREVER NEWSLETTER apcmc news

clique aqui

 

 

 

 

sage

 

manutenção de sites