Visita de importadores de Cabo Verde, Angola, Bélgica e Moçambique

publicado em 01-10-2013

A APCMC, no seu projeto de apoio à internacionalização, Excellence for Building, promoveu, entre os dias 23 e 27 de setembro, uma visita a Portugal de importadores de Cabo Verde, Angola, Bélgica e Moçambique.

 

Esta ação, arrancou com um seminário que decorreu no Sheraton Porto Hotel & Spa, no dia 24 de setembro, no qual foi feita a caraterização dos mercados dos países convidados, debatidos processos de internacionalização e apresentada a qualidade da oferta portuguesa dos produtos de construção.

 

O Presidente da Direção da APCMC, Eng. Afonso Caldeira, abriu os trabalhos do Seminário, agradecendo a presença dos empresários e dos oradores convidados e, muito especialmente, a participação na mesa de abertura do Senhor Cônsul de Moçambique, no Porto, Dr. Arnaldo Nhabinde. Destacou, também, a importância da aposta na internacionalização das empresas portuguesas como forma de contrariar a retração prolongada do mercado interno e explicitou aquela que é a estratégia assumida pela APCMC neste domínio e as ações já realizadas e as previstas até ao final do ano.

 

O Dr. Arnaldo Nhabinde, dirigiu algumas palavras aos presentes, tendo feito uma breve apresentação da realidade e sociedade moçambicana e tornou claro que por parte das entidades moçambicanas há interesse no envolvimento e desenvolvimento das relações entre os dois países e, como tal, o próprio consulado está preparado para ajudar nas diligências burocráticas necessárias.

 

Seguiram-se: o Dr. Eduardo Pereira, da Pamésa Consultores, que fez uma síntese dos dossiers de mercado distribuídos aos participantes, destacando as principais características económicas e sociais dos países presentes; o Dr. Adriano Fidalgo, da Astrolábio, que apresentou um modelo de assessoria no processo de internacionalização, usando como exemplo o Mercado de Moçambique;  o Dr. Francisco Barroca, Director Geral CERTIF, fez uma descrição da qualidade da oferta portuguesa de produtos de construção, sustentada nos processos de certificação e da Marcação CE.

 

Realizaram-se, posteriormente, múltiplas reuniões bilaterais entre os empresários dos diversos países convidados com empresas portuguesas, seguidas, nos dois dias seguintes, por visitas previamente agendadas às empresas, através das quais foi possível contatar mais diretamente os produtos e estabelecer relações mais fortes, visando a concretização de negócios futuros.

 

 

 

 

 

 

algeria 

 

não esquecer

Principais Obrigações Fiscais - Abril

IRS – Tabelas de retenção na fonte / 2015

Orçamento do Estado para 2015

Produtos e Materiais de Construção Sujeitos a «Marcação CE»

IMT - Tabelas Práticas 2015

Salário Mínimo, IAS e UC para 2015

Ajudas de Custo 2015

Subsidio de Refeição e de Viagem 2015

Mapa de Férias 2015

Regime de Bens em Circulação

Juros de Mora Comerciais - 1º semestre. 2015

Horário de trabalho e livrete - pessoal afeto à exploração de veículos. Entendimento da ACT

Renovação da Carta de Condução

Contrato Coletivo de Trabalho do Setor

Cadastro Comercial

CAE - Rev. 3 Classificação Portuguesa de Actividades Económicas

Livro de Reclamações

Livretes Individuais de Controlo

Indicação de Preços

Uso da Língua Portuguesa

 

youtube

GREY/GREEN

Filme Promocional da Fileira dos Materiais de Construção, das Empresas e da Arquitetura e Engenharia Portuguesas.

 

SUBSCREVER NEWSLETTER apcmc news

clique aqui

 

 

 

 

sage

 

manutenção de sites