The Cork House - respeito pela matéria-prima e pelo seu aproveitamento

publicado em 11-11-2013

 

O conceito por detrás do projeto “The Cork House” foi idealizado pelo arquiteto Aníbal Remo da Cunha 2e visa o respeito pela natureza e pelo espaço em que esta se insere. Assim, a “The Cork House”, erguida em Arco de Valdevez, é uma casa 100% ecológica e com um consumo energético muito baixo. Esta é também a primeira casa integralmente feita com revestimento de cortiça. Trata-se de uma casa de dois pisos muito austera, para duas pessoas, com uma área total de 96m2 e totalmente integrada na natureza, já que a “The Cork House” foi construída diretamente sobre rocha escavada para o efeito.

 

Para o revestimento da “The Cork House” o arquitecto utilizou cortiça Sofalca de 7 cm de espessura. Foi utilizada cortiça no revestimento devido às suas propriedades únicas de isolamento térmico e acústico. Remo da Cunha já havia trabalhado com a cortiça da Sofalca, tendo realizado alguns testes de resistência do material às adversidades do tempo antes da construção do projeto. A Comercialização e apoio técnico foi efetuada pela Isocor - Aglomerados de Cortiça, ACE.

 

cork house“É um dos melhores, se não o melhor, material para isolamento. Antes aplicava-se a cortiça sempre de forma escondida no revestimento interior das paredes, mas isso mudou. A Sofalca consegue ter uma maior densidade na sua cortiça, o que a torna mais resistente tanto acústica como termicamente e permite a aplicação exterior. A Sofalca foi escolhida também por ter uma forma de produção 100% natural, o que garante uma longevidade maior do material”, refere Remo da Cunha. O arquiteto está plenamente satisfeito com o resultado final do projeto, referindo ainda que o comportamento da cortiça face ao frio e às intempéries é brilhante. Por último, referiu ainda que a parceria com a Sofalca se deve à boa recetividade e rapidez de resposta por parte da empresa face a este tipo de projetos: “São especialistas e têm respondido sempre positivamente a todo o tipo de questões que vão surgindo. Estão sempre a melhorar produto e têm uma grande abertura para este tipo de projetos”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

algeria 

 

não esquecer

Principais Obrigações Fiscais - Abril

IRS – Tabelas de retenção na fonte / 2015

Orçamento do Estado para 2015

Produtos e Materiais de Construção Sujeitos a «Marcação CE»

IMT - Tabelas Práticas 2015

Salário Mínimo, IAS e UC para 2015

Ajudas de Custo 2015

Subsidio de Refeição e de Viagem 2015

Mapa de Férias 2015

Regime de Bens em Circulação

Juros de Mora Comerciais - 1º semestre. 2015

Horário de trabalho e livrete - pessoal afeto à exploração de veículos. Entendimento da ACT

Renovação da Carta de Condução

Contrato Coletivo de Trabalho do Setor

Cadastro Comercial

CAE - Rev. 3 Classificação Portuguesa de Actividades Económicas

Livro de Reclamações

Livretes Individuais de Controlo

Indicação de Preços

Uso da Língua Portuguesa

 

youtube

GREY/GREEN

Filme Promocional da Fileira dos Materiais de Construção, das Empresas e da Arquitetura e Engenharia Portuguesas.

 

SUBSCREVER NEWSLETTER apcmc news

clique aqui

 

 

 

 

sage

 

manutenção de sites