Uso da Língua Portuguesa

publicado em 09-01-2015

 

As informações sobre a natureza, características e garantias de bens ou serviços oferecidos ao público no mercado nacional, quer constantes de rótulos, embalagens, prospectos, catálogos, livros de instruções para utilização ou outros meios informativos, quer as facultadas nos locais de venda ou divulgadas por qualquer meio publicitário, devem ser prestadas obrigatoriamente em língua portuguesa.

 

E estando tais informações redigidas em língua estrangeira, é obrigatória a sua tradução integral para português aquando da venda dos bens ou serviços, devendo o texto traduzido ser aposto nos rótulos ou embalagens ou aditado aos meios informativos referidos supra.

 

Os contratos que tenham por objecto a venda de bens ou a prestação de serviços no mercado nacional, assim como a emissão de facturas ou recibos, deverão também ser redigidos em português, sem prejuízo de conterem versão em língua estrangeira.

 

A fiscalização é efectuada quando o bem ou serviço é colocado ao alcance do consumidor, recaindo a responsabilidade sobre fabricante, embalador, prestador de serviços e comerciante, grossista ou retalhista.

 

Também as informações ou instruções relativas a características, instalação, serviço ou utilização, montagem, manutenção, armazenagem e transporte, assim como as garantias que devam acompanhar ou sejam aplicadas sobre máquinas, aparelhos, utensílios e ferramentas, são obrigatoriamente escritas em português. A responsabilidade, aferida no momento da colocação do produto/serviço no mercado, recai sobre o agente a quem incumba, conforme acordado entre os vários agentes intervenientes, assegurar a tradução necessária (não havendo tal acordo, recai sobre aquele que directamente coloca o produto/serviço à disposição do utilizador). 

 

Consulte aqui o DL 236/86 e DL 62/88

 

 

 

 

algeria 

 

não esquecer

Principais Obrigações Fiscais - Abril

IRS – Tabelas de retenção na fonte / 2015

Orçamento do Estado para 2015

Produtos e Materiais de Construção Sujeitos a «Marcação CE»

IMT - Tabelas Práticas 2015

Salário Mínimo, IAS e UC para 2015

Ajudas de Custo 2015

Subsidio de Refeição e de Viagem 2015

Mapa de Férias 2015

Regime de Bens em Circulação

Juros de Mora Comerciais - 1º semestre. 2015

Horário de trabalho e livrete - pessoal afeto à exploração de veículos. Entendimento da ACT

Renovação da Carta de Condução

Contrato Coletivo de Trabalho do Setor

Cadastro Comercial

CAE - Rev. 3 Classificação Portuguesa de Actividades Económicas

Livro de Reclamações

Livretes Individuais de Controlo

Indicação de Preços

Uso da Língua Portuguesa

 

youtube

GREY/GREEN

Filme Promocional da Fileira dos Materiais de Construção, das Empresas e da Arquitetura e Engenharia Portuguesas.

 

SUBSCREVER NEWSLETTER apcmc news

clique aqui

 

 

 

 

sage

 

manutenção de sites