Rotulagem da eficiência hídrica de produtos de construção

publicado em 21-02-2014

 

2Com pedido de divulgação, recebemos da ANQIP, Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais a Informação Técnica que passamos a reproduzir, relativa à certificação e rotulagem da eficiência hídrica de chuveiros e sistemas de duche no âmbito do novo Regulamento de Desempenho Energético de Edifícios de Habitação.

 

A ANQIP é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção e a garantia da qualidade e da eficiência nas instalações prediais, com particular ênfase nas instalações de águas e esgotos.

 

Informação técnica

1Como será do V. conhecimento, o novo RCCTE (Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação) passou a integrar na certificação energética dos edifícios a aplicação de produtos com rótulo de eficiência hídrica da ANQIP, em resultado da publicação do Despacho n.º 15793-I/2013, publicado no Diário da República, 2ª Série, n.º 234, de 3 de Dezembro de 2013, atendendo à redução nas necessidades de água quente sanitária que se obtém com a aplicação destes produtos.

 

Numa primeira fase são considerados apenas os chuveiros e sistemas de duche, com rótulos A, A+ e A++. Para melhor conhecimento do sistema de rotulagem, sugerimos a consulta das Especificações Técnicas ANQIP ETA 0803 e ETA 0806, disponíveis em www.anqip.pt/index.php/pt/comissoes-tecnicas/90-comissao-tecnica-0802. O catálogo digital 2013 das empresas e dos produtos com rotulagem de eficiência hídrica em Portugal pode ser consultado em www.anqip.pt.

  

Tendo em vista a atuação dos peritos de certificação energética dos edifícios, a ANQIP definiu com os seus Associados alguns procedimentos para viabilizar a aplicação do referido Despacho, dado que os peritos que procedem à certificação energética necessitam de identificar os produtos e de comprovar a sua classificação naquelas letras.

Assim, foi decidido que os Associados da ANQIP deveriam adotar um dos seguintes procedimentos para fins de comercialização de chuveiros e sistemas de duche das letras A, A+ e A++:

a) Inclusão dentro da embalagem do produto de cópia do certificado do rótulo ANQIP atribuído;

b) Indicação na embalagem, junto ao rótulo (nos casos em que este figurar na embalagem) do n.º do certificado ANQIP.

Na formação a dar aos peritos energéticos, a ANQIP disponibilizará indicações para acesso ao catálogo digital, de modo que, em caso de dúvida, o perito possa confirmar o produto instalado, através da correspondente fotografia.

 

No caso em que a redução do caudal no chuveiro, para valores correspondentes à letra A ou superior, seja feita através de um economizador de caudal, os peritos poderão solicitar a referência do economizador instalado (inscrita no próprio redutor, indicada em fatura ou outro processo) e verificar no site da ANQIP qual o valor do caudal que é permitido por esse economizador, bem como as tabelas de rotulagem, para confirmar que o valor final do caudal é equivalente à letra A ou superior.

 

Assim, na comercialização de economizadores (redutores de caudal, etc.), deve ser indicada (em faturas e outros suportes) a referência do produto, para efeitos de comprovação e e aceitação pelos peritos.

 

A ANQIP (anqip@anqip.pt / 234092597) fica à disposição para esclarecimento de quaisquer dúvidas suscitadas pelos procedimentos propostos.»

 

 

 

 

 

 

algeria 

 

não esquecer

Principais Obrigações Fiscais - Abril

IRS – Tabelas de retenção na fonte / 2015

Orçamento do Estado para 2015

Produtos e Materiais de Construção Sujeitos a «Marcação CE»

IMT - Tabelas Práticas 2015

Salário Mínimo, IAS e UC para 2015

Ajudas de Custo 2015

Subsidio de Refeição e de Viagem 2015

Mapa de Férias 2015

Regime de Bens em Circulação

Juros de Mora Comerciais - 1º semestre. 2015

Horário de trabalho e livrete - pessoal afeto à exploração de veículos. Entendimento da ACT

Renovação da Carta de Condução

Contrato Coletivo de Trabalho do Setor

Cadastro Comercial

CAE - Rev. 3 Classificação Portuguesa de Actividades Económicas

Livro de Reclamações

Livretes Individuais de Controlo

Indicação de Preços

Uso da Língua Portuguesa

 

youtube

GREY/GREEN

Filme Promocional da Fileira dos Materiais de Construção, das Empresas e da Arquitetura e Engenharia Portuguesas.

 

SUBSCREVER NEWSLETTER apcmc news

clique aqui

 

 

 

 

sage

 

manutenção de sites