Sociedades comerciais - prestação e aprovação das contas / 2012

15 julhoDevem ser apresentados e apreciados pelos órgãos competentes das sociedades comerciais, até final de Março, o relatório de gestão, o balanço e os demais documentos de prestação de contas relativos ao exercício de 2012.

 

Aprovadas as contas pelo órgão próprio, as sociedades deverão, até 15 de Julho, proceder ao registo, via Internet e utilizando os modelos aprovados para o efeito no âmbito da IES – Informação Empresarial Simplificada, da informação constante da acta de aprovação e da aplicação dos resultados, do balanço, demonstração de resultados e anexo ao balanço e demonstração de resultados, da certificação legal de contas e do parecer do órgão de fiscalização

 

Chama-se a especial atenção para as sociedades “descapitalizadas” (com metade ou mais do capital social perdido), que poderão nesta assembleia aprovar as medidas que considerarem convenientes, sob pena de, mantendo-se a situação, serem obrigadas a referi-la em todos os seus contratos e documentação, conforme disposto nos artºs 35º e 171º do Código das Sociedades Comerciais, que reproduzimos. 

 

Artigo 35º

(Perda de metade do capital social)

1. Resultando das contas de exercício ou de contas intercalares, tal como elaboradas pelo órgão de administração, que metade do capital social se encontra perdido, ou havendo em qualquer momento fundadas razões para admitir que essa perda se verifica, devem os gerentes convocar de imediato a assembleia geral ou os administradores ou directores requerer prontamente a convocação da mesma, a fim de nela se informar os sócios da situação e de estes tomarem as medidas julgadas convenientes.

 

2. Considera-se estar perdida metade do capital social quando o capital próprio da sociedade for igual ou inferior a metade do capital social.

3. Do aviso convocatório da assembleia geral constarão, pelo menos, os seguintes assuntos para deliberação pelos sócios:

a) A dissolução da sociedade;

b) A redução do capital social para montante não inferior ao capital próprio da sociedade, com respeito, se for o caso, do disposto no nº 1 do artigo 96º;

c) A realização pelos sócios de entradas para reforço da cobertura do capital social.

 

Artigo 171º

(Menções em actos externos)

1. Sem prejuízo de outras menções exigidas por leis especiais, em todos os contratos, correspondência, publicações, anúncios e de um modo geral em toda a sua actividade externa, as sociedades devem indicar claramente, além da firma, o tipo, a sede, a conservatória do registo comercial onde se encontram matriculadas, o seu número de matrícula nessa conservatória e, sendo caso disso, a menção de que a sociedade se encontra em liquidação.

 

2. As sociedades por quotas, anónimas e em comandita por acções devem ainda indicar o capital social, o montante do capital realizado, se for diverso, e o montante do capital próprio segundo o último balanço aprovado, sempre que este for igual ou inferior a metade do capital social.

 

3. O disposto no nº 1 é aplicável às sucursais de sociedades com sede no estrangeiro, devendo estas, para além dos elementos aí referidos, indicar ainda a conservatória do registo onde se encontram matriculadas e o respectivo número de matrícula nessa conservatória.

 

 

 

 

 

algeria 

 

não esquecer

Principais Obrigações Fiscais - Abril

IRS – Tabelas de retenção na fonte / 2015

Orçamento do Estado para 2015

Produtos e Materiais de Construção Sujeitos a «Marcação CE»

IMT - Tabelas Práticas 2015

Salário Mínimo, IAS e UC para 2015

Ajudas de Custo 2015

Subsidio de Refeição e de Viagem 2015

Mapa de Férias 2015

Regime de Bens em Circulação

Juros de Mora Comerciais - 1º semestre. 2015

Horário de trabalho e livrete - pessoal afeto à exploração de veículos. Entendimento da ACT

Renovação da Carta de Condução

Contrato Coletivo de Trabalho do Setor

Cadastro Comercial

CAE - Rev. 3 Classificação Portuguesa de Actividades Económicas

Livro de Reclamações

Livretes Individuais de Controlo

Indicação de Preços

Uso da Língua Portuguesa

 

youtube

GREY/GREEN

Filme Promocional da Fileira dos Materiais de Construção, das Empresas e da Arquitetura e Engenharia Portuguesas.

 

SUBSCREVER NEWSLETTER apcmc news

clique aqui

 

 

 

 

sage

 

manutenção de sites