Mensagem do
Presidente

Programa de
Trabalhos

apresentações

Programa
Social

Patrocinios e
Apoio

Fotografias

Contactos

 
       
  patrocinios

















apoio
institucional





apoio


media partner







organização


MENSAGEM DO

PRESIDENTE DA DIREÇÃO

 

Caros colegas

 

 

No próximo dia 25 de maio vamos realizar o nosso 15º Congresso Nacional, em Lisboa, subordinado ao tema “Um novo modelo para o sector da construção e do imobiliário – uma estratégia para o futuro”.

 

O desprezo a que o Governo tem votado o sector, seja por preconceito ou por ligeireza na avaliação que faz do seu contributo para a economia do país e para o emprego, está a conduzir-nos a uma situação dramática que nos obriga a reagir, manifestando com veemência o nosso descontentamento, mas, sobretudo, propondo iniciativas e medidas concretas.

 

Estamos conscientes que este tema transcende o nosso sector específico de fornecedores de materiais de construção, mas elegemo-lo por três ordens de razões.

 

Em primeiro lugar, porque para as nossas empresas é fundamental ter uma perspetiva correta dos aspetos essenciais daquilo que será o mercado no futuro próximo, para que possa adotar as estratégias mais adequadas.

 

Depois, é certamente nosso interesse e nosso dever contribuir para a reflexão necessária sobre os constrangimentos e o sentido da evolução do sector da construção e do imobiliário, enquadrando-o nas perspetivas de crescimento do País a curto e a médio prazo, de forma a clarificar opções e identificar medidas de atuação política.

   

Por último, porque conhecer onde se está e para onde se quer ir é absolutamente decisivo para escolher o caminho correto. É preciso dar às alterações legais e fiscais que têm vindo a ser propostas de forma desgarrada, avaliadas pelos seus méritos próprios ou em função de outros interesses e sem ideia do quanto podem condicionar os objetivos mais vastos de dinamização do sector da construção e do imobiliário, um sentido integrador e de coerência.

 

No passado, os comerciantes de materiais de construção e a APCMC sempre estiveram na primeira linha da análise, da informação, da divulgação e do debate de todos os aspetos relevantes, de carácter tecnológico, legal ou económico relacionados com a modernização do sector e o seu desenvolvimento.

 

É com esta filosofia de partilha e de colaboração ativa que prosseguimos a nossa intervenção, juntamente com os agentes económicos da grande fileira em que nos inserimos, com as Confederações que nos representam e a que nos orgulhamos de pertencer, com as instituições públicas e privadas com quem nos relacionamos e com o Governo a quem exigimos ação concreta mas a quem é nosso dever ajudar na procura das soluções.

 

Vamos fazer deste nosso 15º Congresso Nacional um momento de afirmação positiva e um contributo sério e com propostas concretas para construir em conjunto um sector mais próspero e um país melhor.

 

Contamos convosco,

 

 

 

Atentamente

O Presidente da Direção

 

(Afonso Caldeira)